O grupo

Como nasceu o grupo? Foi mais ou menos assim... 
Inara Moraes dos Santos e Jorcenita Alves Vieira tinham por costume “trocar figurinhas” sobre suas leituras pelos corredores da Universidade de Santa Cruz, local onde trabalharam juntas. Esse costume foi crescendo a tal ponto que sentiram necessidade de aprofundar essas conversas, e então começaram  a se reunirem no apartamento da Jorcenita. Foi numa noite de terça-feira em 2007 com a leitura de “O caçador de pipas”, de Khaled Hosseini que, empolgadas com o livro, dentre tantos comentários, surgiu a ideia de fazer leituras coletivas e juntar mais pessoas. O objetivo era agregar, reunir pessoas de diferentes áreas do conhecimento, pois desta forma as discussões seriam além de prazerosas, mais enriquecedoras. 

O primeiro agregado foi Iuri Azeredo, um amante da leitura, ao qual pediram auxílio na propagação e divulgação da ideia. Logo após juntaram-se ao trio Marcelo Ferreira, Eloir Guedes, Alexandre Noronha e Luis Fernando Ferreira. 

A primeira reunião aconteceu na Unisc para definir a forma de funcionamento do grupo. A partir daí, as reuniões eram quinzenais e aconteciam na Livraria e Cafeteria Iluminura.

O grupo passou por várias formações, pois é muito flexível, e houve momentos em que foi difícil conciliar as atividades com os encontros. Os encontros passaram a ser mensais.

Em 2011 os encontros foram transferidos para o Samurai Café, e continuam mensais. O objetivo continua o mesmo, reunir pessoas de diversas áreas que tenham gosto pela leitura. Cada mês é escolhido entre os presentes um tema para o próximo encontro.

Atualmente o grupo oscila em cerca de 10 integrantes que persistem em manter viva a ideia que surgiu em 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário