quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sobre Livros & Leituras - por Dilso dos Santos

Existem algumas oportunidades especiais que – se nos permitirmos – podem salvar-nos a alma, ou no mínimo dar um pouco de prazer e sentido a ela. Digo isso por conta do cenário todo revestido de rostos, cujas personas modificam-se pelas palavras, mas que retornam ainda mais vivas no exato momento em que terminam a leitura e olham para fora das páginas como se tivessem saído de um transe meditativo e único. Neste momento é possível sentir uma energia tensionada a modificar e contagiar a todos os espíritos dos frequentadores deste, que é o meu mais novo achado: o Sobre Livros & Leituras (SSL). 


Explico: puxados pelo cheiro de café e pelos temperos dos verbos, acabei encontrando comigo e com pessoas que, até então, não conhecia, mas que – para minha 
surpresa – dividiam comigo a mesma paixão pelos livros, pois, em meio a vida prática, naturalmente, acabamos pensando que a maior parte do mundo vê a literatura apenas como algo trivial, contudo, se perguntados, acham-na de extrema importância. Mas o importante mesmo é que achei a verdadeira Ítaca, um porto seguro onde não há esse tipo de trivialidades e onde também é possível sentir os panos confeccionados até o fim (sem precisar desfazê-los por conta de uma eterna espera) por muitas representações de Penélopes, que são nossos escritores locais no reencontro com seus leitores. 
Neste momento, expondo estes pondo de desabafo, já posso respirar, uma vez transformei a repetição em palavras que se repetirão diferentes nos pensamentos de todos os que tiverem tempo para refletir sobre algumas horas na vida de simples mulheres e homens que se encontram em alguns sábados destes para falar de livros e senti-los pela troca de sensações. Sinto que assim (se lido) renascerão novas legiões de espíritos que partirão do porto que fizemos em nossos peitos, pois sei que estarei envelhecendo e morrendo se não compartilhar e transformar este nosso círculo literário em retas. Sim, meu desejo, com esta reta, é confeccionar muitas e longas flechas para serem lançadas para longe, pois quero que atinjam mais espíritos solitários, tal como fui atingido e que tento agora retribuir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário